Como e quando pedir aumento de salário
Como está sendo e como será o futuro das relações de trabalho após a pandemia. O confinamento imposto pela chegada do coronavírus trouxe muitas mudanças para a vida das pessoas e das empresas. Entre as transformações em pouco tempo, a que está mais evoluída é em relação ao trabalho e tem demonstrado que novas tecnologias, bem como os comportamentos estão sendo aceitos com mais agilidade.
Na chegada da pandemia, o trabalho ficou restrito ao lar. Da noite para o dia, profissionais e empresas que tinham condição para a modalidade fizeram as suas mudanças. Problemas de espaço, falta de documentos em nuvem das organizações não foram empecilho para a adaptação. Aos poucos a organização entrou nos eixos e além de produtividade, flexibilidade, comodidade, qualidade de vida e o trabalho remoto com infinitas possibilidades.
Como será o “novo normal” para as indústrias e mercados?
Quais setores permanecem ou desaparecem, mudam e crescem?
Quais são as profissões e habilidades do futuro?
O inegável é que todos estão em uma realidade digital sem volta, as tecnologias continuam em desenvolvimento acelerado.
Estar atento e qualificado para o mercado de trabalho facilita as recolocações.
Os empreendedores viram a importância de reinvenções e a capacidade para captar novas tendências que são condizentes com a nova realidade.
Os profissionais híbridos também são uma tendência porque combinam experiência em negócios e habilidades em tecnologia, podendo ser empreendedor, contratado por uma empresa ou ambos.
Os setores de varejo, marketplaces e startups estão em expansão das vendas online e com aumento da procura por profissionais nas áreas de desenvolvimento de software, produto marketing digital e logística.
O futuro do trabalho não se resume em home office e nem as ferramentas tecnológicas sozinhas serão suficientes. Organização, criatividade, colaboração e aprendizado são elementos fundamentais para nortear as tomadas de decisões.
Aos poucos, o profissional do futuro acelerou a aquisição de diversas competências. Entre elas: consciência emocional, inovação, criatividade, autonomia, concentração, produtividade, consciência de qualidade de vida, tomada de decisões, colaboração, sociabilidade, solidariedade e pensamento crítico.
Como pedir aumento para o chefe:
Prepare bons argumentos para mostrar ao seu chefe a importância que você tem para o sucesso da empresa e não peça aumento.
Fazer pesquisa no mercado sobre seu salário e atribuições;
É preciso se informar a respeito da situação da empresa e caso ela esteja enfrentando dificuldades, aguarde e busque a situação mais adequada para esse pedido.
Analisar seus pontos positivos sobre o seu desempenho;
Faça uma relação dos pontos fortes e fracos.
Avalie como você vem utilizando suas habilidades a favor da empresa e de seu trabalho.
Investir na sua formação é um excelente argumento para conseguir um aumento de salário.
Quando alguém pede um aumento, demonstra que está comprometido com a empresa e quer fazer seu trabalho lá valer a pena.
Se colocando à disposição para assumir outras tarefas e novos desafios.
Assim, seus superiores irão perceber que um aumento de salário também será vantajoso para a empresa pelo aumento de produtividade;
Respeitar os limites, pode ser que seu chefe esteja ocupado;
Sabemos que o assunto é complexo e muitas pessoas acabam evitando essa situação. No entanto, é quase certo que isso precise acontecer em algum ponto de sua trajetória profissional.
Ser paciente;
Seu chefe irá precisar consultar o RH para saber se é possível conceder o acréscimo.