TRABALHO INFORMAL
O país estava num processo de crescimento quando tivemos a eleição e o emprego mostrava tendência de diminuição.
O aumento do desemprego ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem impactado fortemente a economia e o mercado de trabalho de países ao redor do mundo.
No Brasil, houve queda nas vagas formais e informais de emprego e no aumento do número de desalentados, que desistiram de buscar trabalho porque perderam a esperança.
O setor informal é um dos mais vulneráveis com 41,6% e também porque não há respaldo nenhum que garanta direitos a esses empregados, como FGTS, seguro-desemprego e se ficar doente não tem direitos legais , como a licença médica remunerada.
Para os trabalhadores informais, que em 2019 eram mais 39,3% milhões, o Congresso Nacional aprovou o auxílio emergencial, no fim de Março no valor de $600,00.
Segundo especialistas, toda essa situação que estamos vivendo e vivenciando sobre inflação e juros em alta, desemprego, dólar caro, crise hídrica, crises institucionais, atropelamento nas votações do Congresso entre outros, obrigou economistas e investidores a reverem suas estimativas para o crescimento da economia para ano para o mesmo patamar abaixo de 2% em 2022.