Durante a nossa jornada terrena é comum passarmos por um momento difícil em nossas vidas envolvidos em conflitos familiares, entre amigos, no trabalho, etc.
Muitas vezes e em muitos casos, a única solução era processar, era litigar contra alguém. Não é à toa que nosso judiciário esteja amarrotado em milhares de processo.
Atualmente, a conciliação, a mediação é um instrumento em que as partes envolvidas através do diálogo podem entrar em um consenso e resolver o caso em questão. Há casos que realmente demandam uma decisão de um juiz pela complexidade do caso, entretanto, a grande maioria dos casos eu percebo que se as partes tiverem a oportunidade de dialogar, ouvindo um ao outro, tentando entender o ponto de vista um do outro, com respeito, a partir desse momento é possível construírem a possibilidade para um acordo.
A função do mediador é auxiliar as partes nessa comunicação. As partes jamais podem ser coagidas, pressionadas aceitar o que não querem e o mediador deve observar atentamente isso porque ele é um facilitador de diálogos e não um “caçador de acordos”.
Patrick Harada Lopes
E-mail: patrickharada@gmail.com
Celular: (14) 997335383