Essa semana está recheada de dicas culturas: dois filmes, dois livros e uma exposição. Boa leitura, bom divertimento.
FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA
Título original: Taare Zameen Par (Como Estrelas na Terra), Como Estrelas na Terra
Elenco: Aamir Khan, Darsheel Safary e Tanay Chheda
Diretores: Aamir Khan e Amole Gupte
Filme de 2007, com duração de 2 h e 42 min
Classificação: 10 anos
“Como Estrelas na Terra”, é um filme indiano veiculado pela Netflix, que reúne os gêneros infantil e comédia dramática, dirigido por Aamir Khan, na história o jovem Ishaan interpretado pelo ator Darsheel Safary, tem muita dificuldade nos estudos e mal consegue escrever em razão da dislexia. O pai do garoto acredita que ele não faz as lições por preguiça e falta de compromisso, levando-o à um internato, e a criança acaba por ficar com depressão. Nikumbh, interpretado pelo ator e diretor Aamir Khan, é um professor substituto de artes, que logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação para ajudar ao jovem criativo resgatando o garoto.
FILME: O PRÍNCIPE DRAGÃO
Título original: The Dragon Prince (O Príncipe Dragão), O Príncipe Dragão
Elenco: Jack De Sena, Sasha Rojen, Paula Burrows e Jason Simpson
Criação: Aaron Ehasz e Justin Richmond
Animação em série de 2018, conta com 3 temporadas
Classificação: 10 anos
“O Príncipe Dragão”, é uma série de animação épica veiculada pela Netflix, que reúne os gêneros ação, drama, comédia e romance, em que dois príncipes humanos formam uma inesperada aliança com uma elfa que foi enviada em uma missão para matá-los. Com um grande segredo em suas mãos, os três personagens embarcam juntos em uma longa jornada na esperança de acabar com a antiga guerra entre os reinos dos humanos e dos elfos e levar paz as suas terras.
Instalação Tecnológica e Interativa: IM.FUSION
NOVA EXPOSIÇÃO NO MIS
O Museu da Imagem e do Som – MIS SP apresenta a IM.FUSION, uma nova instalação tecnológica e interativa.
A experiência é repleta de efeitos especiais e propõe de forma lúdica uma reflexão sobre como interagimos com o micro e o macro, em diferentes ambientes e contextos.
Dura aproximadamente 12 minutos e acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade e traz três cenários para exploração.
Os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções de efeitos especiais – gráficos e sonoros. Começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de um ecossistema e, por fim, explora a imensidão do universo.
As câmeras e os sensores instalados nestes três cenários captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições.
Até 20/06/2021 de terça a domingo, das 11h00 às 17h00, (última entrada é às 16h30).
R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), gratuito às terças e para crianças até 5 anos.
Compra e reserva exclusivamente pelo site da instituição:
https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/emcartaz/2d991bcb-11d4-4b98-bbc6-798eb81c03dc/imfusion
A im.fusion, segue um trajeto de sentido único para os visitantes, evitando o contato. Outro cuidado é o limite de oito pessoas por sessão, respeitando o distanciamento social, tratamento antibacteriano, equipamentos de filtragem do ar e limite de 8 pessoas por sessão.
Fotos de Renato Mangolin
LIVRO : VERSEJANDO COM OLGA
Link para compra no Amazon: https://www.amazon.com.br/Versejando-com-Olga-Thais-Matarazzo-ebook/dp/B07PXKV5KL
Versejando com Olga(Poesia)Autora Thais Matarazzo. Tradução: Leandro Monteiro Apresentação: Desde 2016 venho lendo livros, editados no Brasil, sobre a dinastia Romanov, da Rússia. Algumas personalidades despertaram a minha atenção pelas suas histórias de vida, uma delas foi a da grã-duquesa Olga Alexandrovna, filha do czar Alexandre III e da imperatriz Maria Feodorovna. Apesar de todo o luxo e opulência com que fora criada, Olga sentia-se como um “pássaro preso em uma gaiola dourada”, conforme contou ao seu biógrafo canadense Ivan Vorres, memórias essas publicadas no livro The last grand duchess, lançado em 1965.Olga passou por situações tristes e violentas, e em todos os ciclos da vida, ela soube superar as conjunturas. Costumava expor que sempre dava risadas, caso contrário, começaria a chorar e nunca pararia. Nos últimos anos da sua existência, viveu reclusa e modestamente, entretanto, nunca deixou de ter contato com seus parentes reais através de cartas ou raros encontros.
Artista talentosa, Olga Alexandrovna produziu mais de 2000 pinturas e aquarelas. Obras de arte de beleza singular e encantadoras, principalmente, suas cenas rurais e naturezas-mortas. Conheci algumas dessas aquarelas via internet e me provocaram uma fascinação imediata. Inspire-me e compus alguns poemas, reunidos neste volume, diversos deles baseados nas histórias da própria grã-duquesa.
Espero que o paciente leitor aprecie Versejando com Olga.
Thais Matarazzo
Sobre Leandro Monteiro:
Thais Matarazzowww.editoramatarazzo.com.brwww.thaismatarazzoescritora.com.br
(11) 3991-9506
LIVRO: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Autor: Daniel Goleman
Editora: Objetiva
Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman trouxe o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino. Segundo Goleman, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Partindo de casos cotidianos, o autor mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. O fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve às cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico. Pais, professores e líderes do mundo dos negócios sentirão o valor desta visão arrebatadora do potencial humano.