Nessa edição, temos Fernando Pessoa, Thais Matarazzo e as indicações dos filmes Minimalismo e Gandhi,. Sobre Gandhi algumas de suas frases, que nos faz refletir sobre a vida.
FERNANDO PESSOA: Encontrei hoje em ruas,…
Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado . Cada um me contou a narrativa de por que se haviam zangado. Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões. Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e outro outra, ou um via um lado das coisas e outro um lado diferente. Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um as via com um critério idêntico ao do outro. Mas cada um via uma coisa diferente, e cada um portanto, tinha razão.
Fiquei confuso desta dupla existência da verdade.
Fernando Pessoa Obra Poética.
FILME – MINIMALISMO
O fenômeno do consumismo não é exclusivo dos Estados Unidos e se espalhou por muitos países do mundo, inclusive o Brasil. Como reação a esse movimento, que afeta de forma preocupante o orçamento das famílias, surgiu o minimalismo, que é explicado no documentário “Minimalism: a documentary about the important things” (Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes), disponível na Netflix.
O movimento prega que viver com menos posses dá liberdade, principalmente financeira, para se ter uma vida com mais propósito e focar no que realmente importa, como passar mais tempo com a família ou buscar um emprego no qual é possível ter maior satisfação, ainda que não se receba um salário de dois dígitos por ele.
Foi o que fizeram os amigos de infância Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, os personagens principais do documentário. Assim como Joshua, Ryan também resolveu largar uma bem estabelecida carreira no varejo e um cargo no qual ganhava 50 mil dólares para viver com mais satisfação e menos coisas. Os amigos escreveram sobre os cinco anos que se passaram desde que tomaram essa decisão, e viajaram por 10 meses pelos Estados Unidos para promover o livro.
GANDHI FILME E FRASES
África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.
FRASES MEMORÁVEIS
“Um não dito com convicção é melhor e mais importante que um sim dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações”.
“O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte”.
“Olho por olho, e o mundo acabará cego”.
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”.
“O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não”.
THAIS MATARAZZO – NA JANELA
Veio um cheiro da janela
Que laçou o meu nariz
Mistura de cravo e canela
Que momento feliz.
Tratei de me aproximar
Para dar uma olhadela
E para disfarçar
Tomei toda a cautela.
A mesa estava posta
Com toalha de flanela
Vou fazer uma proposta
Ah, que paisagem bela.
Vi um bolo redondinho
Eu pedi uma rodela
Estava, oh, gostosinho
Aquele bolo de canela.
A edição da Revista é dedicada ao aniversário da cidade de São Paulo.
A seguir o link da revista: https://www.editoramatarazzo.com.br/2021/01/escritores-brasileiros-contemporaneos.html