Este final de semana, temos três dicas de filmes e um poema de Lucas de Oliveira Amorim, lido pela Thais Matarazzo, no Bloco Cultural do JORNAL APAMEC, edição 170 de 03 de setembro. Bom divertimento e boa leitura. Um ótimo final de semana a todos.
FILME: A TEORIA DE TUDO
Título original: The Theory of Everything (A Teoria de Tudo), A Teoria de Tudo
Elenco: Eddie Redmeyne e Felicity Jones
Direção: James Marsh
Roteiro: Anthony McCarten
Filme de 2014, com duração de 2 h 03 min
Classificação: 10 anos
“A Teoria de Tudo”, é um filme do gênero biografia, romance e drama, veiculado pelas plataformas de streaming: “Now” e “Globo Play”, que retrata a vida do cientista Stephen Hawking, interpretado pelo ator Eddie Redmayne, baseado no livro Travelling to Infinity: My Life with Stephen (Viagem para o Infinito: Minha Vida com Stephen), de Jane Hawking, interpretada no filme pela atriz Felicity Jones. No longa se vê como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa, e passaria a adotar o nome Jane Hawking. E ainda, aborda a passagem dos 21 anos de idade, de Hawking, quando ele descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.
FILME: A GAROTA DINAMARQUESA
Título original: The Danish Girl (A Garota Dinamarquesa), A Garota Dinamarquesa
Elenco: Eddie Redmeyne, Alicia Vikander e Ben Whishaw
Direção: Tom Hooper
Filme de 2015, com duração de 1 h 59 min
Classificação: 14 anos
“A Garota Dinamarquesa”, é uma cinebiografia que retrata a vida de Lili Elbe, interpretada pelo ator Eddie Redmayne, Lili que nasceu como Einar Mogens Wegener, foi a primeira pessoa na história a se submeter a uma cirurgia de redesignação de gênero. Em foco o filme traz o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda, interpretada pela atriz Alicia Vikander, e ainda como Einar se descobriu como mulher passando a ser Lili.
FILME: DIÁRIOS DE INTERCÂMBIO
Elenco: Laríssa Manoela, Thati Lopes e Bruno Montaleone
Direção: Bruno Garotti
Filme de 2021, com duração de 1 h 36 min
Classificação: 10 anos
“Diários de Intercâmbio”, é um filme brasileiro do gênero comédia romântica, veiculado pela Netflix, em que a personagem Barbara, interpretada pela atriz Larissa Manoela e a personagem Taila, interpretada pela atriz Thati Lope, são amigas que decidem fazer intercâmbio nos Estados Unidos. Elas não imaginam os desafios que irão enfrentar. Barbara, vive uma experiência nova ao executar trabalhos domésticos para sua severa anfitriã e Taila, se hospeda com um casal patriota e conservador. As duas amigas passarão por muitas dificuldades, mas encontrarão amor, amizade e viverão momentos inesquecíveis na América do Norte.
POEMA INDICADO POR THAIS MATARAZZO
“Eu sou pardal da rua, meu canto é independente,” (Thais Matarazzo – 2021)
POEMA ANTES DA MORTE
Lucas de Oliveira Amorim
Caro poeta, por que foge do holofote?
por que não aguenta muito tempo
exposto a luz da realidade?
Caro poeta, é na escuridão
que você cresce
é na exaustão
que você sossega.
Que os seus versos tornem a brilhar,
que o teu poema resplandeça
enquanto tu, poeta, veja a vida passar
até que ela te esqueça
e você parta para nunca mais voltar.
Escreva, poeta! Escreva!
não escreva para ser lembrado
não crie expectativas.
Daqui a dois ou três anos
você estará sepultado
com uma extraordinária orgia de vermes
entrando e saindo do seu corpo morto
Escreva, poeta! Não pare de escrever
não olhe para o lado
faça do teu poema um deus
para todo o sempre ser eternizado.
Lucas de Oliveira Amorim: carioca, 27 anos, poeta, contista, cronista e roteirista de histórias em quadrinhos. Tendo participação em mais de quinze obras publicadas. Além disso, é um leitor voraz da Contracultura, da Geração Beat e da Literatura Brasileira.
Siga o poeta Lucas Amorim no Instagram: @lucasamorimrj