Essa semana, as nossas dicas culturais são dois filmes em homenagem a grande atriz Gloria Pires e duas exposições: Bienal de São Paulo e Comemoração do centenário de Paulo Freire.
FILME: FLORES RARAS
Elenco: Glória Pires, Miranda Otto, Tracy Middendorf e Treat Williams
Direção: Bruno Barreto
Filme de 2013, com duração de 1 h 44 min
Classificação: 12 anos
“Flores Raras”, é um filme do gênero cinebiografia que envolve drama e romance, veiculado pela Now, que se passa no ano de 1951, inicialmente em Nova York, onde o personagem Elizabeth Bishop, interpretada pela atriz Miranda Otto, é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell, interpretado pelo ator Treat Williams. Bishop buscando algo que a motive, resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary, interpretada pela atriz Tracy Middendorf, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, interpretada pela atriz Glória Pires. No início Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra, sendo o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.
FILME: A Suspeita
Elenco: Glória Pires, Charles Fricks e Gustavo Machado
Direção: Pedro Peregrino
Filme de 2021, com duração de 2 h 00 min
Classificação: 12 anos
“A Suspeita”, é um filme do gênero drama e suspense, veiculado pelas principais plataformas de streaming, em que depois de ser diagnosticada com Alzheimer, a comissária da inteligência da Polícia Civil, Lúcia interpretada pela atriz Gloria Pires, decide se aposentar para cuidar de si e ficar mais perto de sua família. No entanto, durante seu último caso, ela descobre um grande esquema criminoso e vira uma das principais suspeitas na própria investigação.
EXPOSIÇÃO – BIENAL DE SÃO PAULO
no Pavilhão da Bienal
4 Set — 5 Dez 2021
terça, quarta, sexta e domingo, 10h – 19h
(última entrada às 18h30)
quinta e sábado, 10h – 21h
(última entrada às 20h30)
entrada gratuita
Pressione Ctrl e role a tela simultaneamente para aplicar zoom no mapa
Dados do mapaTermos de UsoInformar erro no mapagoogle maps
A exposição tem classificação livre para todos os públicos. Salas ou obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes, estarão indicadas na sinalização do espaço.Visita segura
Para visitar a 34ª Bienal não é necessário agendamento prévio. Basta apresentar seu comprovante de vacinação contra Covid-19 (de ao menos 1 dose), em formato físico ou digital. Antes do acesso, sua temperatura será aferida, e o uso de máscara é obrigatório durante todo o período de sua permanência. Para visitas mediadas, clique aqui.
Esta edição se estende pela cidade de São Paulo por meio de parcerias com mais de 20 instituições culturais. No calendário ao lado, você vê as exposições e eventos que acontecem no Pavilhão da Bienal e na rede.
Preço da diária dia de semana: R$10,00
Preço da diária fim de semana e feriados: R$12,00
Tempo de isenção de 20 min, válido para todos os dias da semana
wi-fi gratuito #34bienal; bicicletário; guarda-volumes; restaurante Tetto Y Aragon; food trucks; café Bienal; loja da Bienal; Livraria da Travessa
É proibida a entrada com animais de estimação.
(11) 5576 7600
contato@bienal.org.br<Setembro>DSTQQSS2829301234567891011121314
EXPOSIÇÃO OCUPAÇÃO PAULO FREIRE – INSTITUTO CULTURAL ITAÚ
O professor Paulo Freire (1921-1997), sempre em diálogo com seus alunos, aprendeu que era preciso ouvir e trabalhar em conjunto; dotado de grande sensibilidade social, também entendeu por meio deles que educação não se separa das condições e das perspectivas de vida de cada um. Com isso, ele desenvolveu uma prática educacional que se funda no universo do educando e, ao mesmo tempo, pensa e constrói o mundo. Era preciso ensinar como se escreve casa e defender que todos tenham uma para morar.
Munido de um bem-sucedido método de alfabetização – posto à prova, entre outras experiências no país, em Angicos (RN), cidade na qual 300 pessoas foram alfabetizadas em 40 horas – e de uma filosofia marcada por palavras como liberdade, indignação, esperança, conscientização, amorosidade e autonomia, Paulo Freire trazia um pensamento e uma postura que se tornaram influentes no Brasil e ao redor do mundo, na área da educação e para além dela.
No centenário desse filósofo, escritor e educador, esta Ocupação exibe sua trajetória e a potência viva que ela abriga. Acompanhamos a repercussão de suas propostas – comunicadas em mais de três dezenas de livros – e contamos sua vida, da sombra de uma mangueira em Pernambuco a mais de 30 países, do exílio no período militar à consagração internacional.
A Ocupação Paulo Freire apresenta, ainda, uma publicação impressa, que traz entrevistas com vários “não seguidores” do pedagogo – que não aconselhava segui-lo, mas transformá-lo. Também aqui no site estão disponíveis parte do material exibido na mostra e conteúdos exclusivos.
LOCALIZAÇÃO: Av. Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo
HORÁRIO : TERÇA À DOMINGO – 11H ÀS 19H – ATÉ 05 DE DEZEMBRO.