MEDIAÇÃO INCLUSIVA ON-LINE
SHEILA RANGEL
@sheilarangel
Pioneira em Justiça Sensorial
Instrutora de Mediação Inclusiva
Dra em Eng. de Produção – UFSC
1.INTRODUÇÃO
O movimento da mediação inclusiva, surge de forma, espontânea, com aceitação da sociedade sem nenhum tipo de preconceito. O crescimento desse projeto, no Brasil, apresenta – se de forma exponencial. Em 2018, na cidade de Salvador- BA, iniciou-se com força o movimento, através da instrutora Sheila Rangel. Foram capacitados 100 (cem) cegos, como mediadores extrajudiciais.
Aos que tenham interesse em trabalhar, pois sabemos que nem todos querem, a mediação inclusiva é mais uma “porta que se abre”, para a inclusão.
Com a chegada da pandemia, em 2020, os horizontes e o mercado de trabalho cresceram através das mediações inclusivas on-line. Através do home office inclusivo, até então desconhecido por todos, foi possível promover a inclusão dos mediadores com deficiência.
2. ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO
2.1 Parceria com escritórios de advocacia
Existem muitas estratégias para a inclusão do mediador com deficiência, essas estratégias são abordadas, durante a mentoria com a instrutora @sheilarangel.
Dentre uma das estratégias indicadas é a parceria entre o mediador com deficiência e os escritórios de advocacia.
Essa experiência já existe, inclusive com relatos de sucesso. Esses depoimentos, estão no canal do YouTube Sheila Rangel.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A presença dos mediadores com deficiência tem trazido olhares de reflexão para as partes. Vale ressaltar, que os pensamentos interferem nas emoções e, consequentemente, nos comportamentos. A mediação inclusiva tem contribuído, para mudanças de pensamentos das
partes, durante as mediações, contribuindo assim para maior pacificação e aumento de acordos.
A mediação é uma profissão nova, trazendo, também, a possibilidade da inclusão, com aceitação total das partes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RANGEL, Sheila. Mediação Inclusiva feita por Pessoas com Deficiência. Salvador: edição do autor, 2021. RANGEL, Sheila. Justiça Sensorial. Salvador: edição do autor, 2021. RANGEL, Sheila. Índice de Justiça Sensorial. Salvador: edição do autor, 2021.